20:51
Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão
Ele foi o mais polêmico líder espiritual e chefe político da história brasileira. O padre cearense Cícero Romão Batista (1844-1934) foi acusado de proclamar falsos milagres e acabou excomungado pelo Vaticano. Banido pela Igreja, fez da política um novo sacerdócio. Elegeu-se prefeito, vice-governador e deputado federal. À frente de um exército de jagunços e cangaceiros, apoiou uma revolução armada que derrubou um governo constitucionalmente eleito. Depois, concedeu a patente de capitão a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, para que o célebre cangaceiro enfrentasse a Coluna Prestes em sua passagem pelo Nordeste. Odiado por uns, idolatrado por outros, considerado um verdadeiro santo pelos sertanejos, até hoje o nome de padre Cícero continua a arrastar multidões de peregrinos à cidade de Juazeiro do Norte, onde ele viveu e está sepultado. A cada ano, cerca de dois milhões e meio de pessoas acorrem à chamada ?Meca nordestina?, para pagar promessas e pedir graças ao Padim Ciço. Diante de tamanha massa de devotos ? e do avanço das igrejas evangélicas no Brasil ?, o Vaticano estuda agora a reabilitação canônica post-mortem do controvertido sacerdote, anistiando-lhe de todas as penas que lhe foram impostas em vida pela Inquisição. É o primeiro passo para elevá-lo à condição de santo oficial da Igreja Católica.
Acabei de terminar de ler o livro, e vejo mais uma vez a igreja católica se contradizendo com o tempo e os fatos, não que ache Padre Cícero um homem santo mais pela malícia da igreja em agora querer canonizar como santo um homem que matou muita gente.Em nome da "concorrência" fazem milhares de devotos de lezos.
Afinal Padre Cícero hoje só por causa da devoção virou santo? A igreja discorda agora que o padre fazia!
A igreja ao longo do tempo tem feito isso sempre...foi assim com outros padres e papas que praticaram horrores e que a história está ai como prova.
Cabe a cada um tirar suas conclusões, hoje com essa vertente de igrejas visando o dinheiro e a fama, não faz da igreja romana santa ao contrario mostra que está indo pelo mesmo caminho.
Comments (0)
Postar um comentário